.

.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A DEMOCRACIA É A VOZ DA LIBERDADE





.
''Temer, Cunha e outros larápios apostam no impeachment para salvar a própria pele.''


Há males que vêm par
a o bem, conforme reza o ditado. A operação golpista em curso no país, mascarada no pedido inconstitucional de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, está provocando em todo território nacional uma explosão de manifestações em defesa da democracia.

Artistas, intérpretes maiores da alma do povo brasileiro, jornalistas, juristas, procuradores, advogados, ao lado de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, sem-terra, negros, mulheres, jovens e idosos, heterossexuais e homossexuais, todos unidos contra o golpe e pela democracia.

Percebemos, neste movimento, que a onda pela democracia extrapola as fronteiras nacionais, o despertar de uma forte consciência democrática em torno da necessidade de defender as liberdades, o Estado de Direito; a indignação com o golpismo e a mobilização para desmascarar e derrotar a farsa do impeachment.

Nossa luta ganhou dimensão internacional, o golpe em curso foi denunciado por meios de comunicação no exterior, atos em defesa da democracia foram realizados em vários países, o secretário geral da OEA, Luiz Almagro, deslocou-se a Brasília para reiterar, em reunião com Dilma, seu apoio à democracia e contra o golpe.

O prontuário dos líderes golpistas (Cunha e Temer, entre outros) é revelador do caráter do golpe do impeachment. Corruptos de marca maior, eles querem acabar com a democracia para destruir os direitos sociais, agredir a soberania nacional, entregar o Pré-sal e a Petrobras ao capital estrangeiro e não tenham dúvidas de que encerrarão também a novela do Lava Jato, que já cumpriu o objetivo de desmoralizar o PT, prender, criminalizar e demonizar seus líderes. Temer, Cunha e outros larápios apostam no impeachment para salvar a própria pele.

A participação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e centenas de entidades empresariais na frenética campanha golpista, amplificada pelos holofotes da mídia burguesa, deve servir de alerta para nossa classe trabalhadora e seus representantes. Não tenhamos dúvidas de que os golpistas querem o fim da CLT, a terceirização sem limites da economia, a interrupção da política de valorização do salário mínimo, a depreciação das aposentadorias, liquidação da Previdência Pública e a perseguição e criminalização das lutas do nosso povo e as organizações que as lideram.

Mas, os golpistas não passarão. A consciência democrática há de ecoar em Brasília. A hora é de tomar as ruas e gritar em alto e bom som: respeitem o voto popular, não ousem atentar contra a democracia.

#VaiTerLuta

Adilson Araújo, presidente nacional da CTB.

Fonte: http://portalctb.org.br

Saiba como será o processo de impeachment, passo a passo




.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal fez mudanças no rito de impeachment e recomendou que o Senado também faça uma análise prévia do caso, semelhante a que é feita na Câmara, antes de colocá-lo em votação, o que tornou o processo mais longo do que o que foi movido contra Fernando Collor em 1992. Algumas regras da condução do processo são definidas pelo presidente do Senado, neste caso, Renan Calheiros. Acompanhe abaixo, passo a passo, o que vem pela frente.

1 - O processo seguirá para o Senado entre os dias 18 e 19 de abril e uma comissão será formada para avaliá-lo. Só o Senado pode processar e julgar um presidente da República.

2 - A comissão do Senado deve se reunir entre os dias 21 de abril e 02 de maio. O parecer final é encaminhado ao plenário para uma nova votação. O processo só deve continuar se 41 dos 81 senadores (maioria simples) concordarem com ele.

3 - Se o Senado aceitar o pedido a presidenta é afastada por um período de 180 dias e o vice-presidente Michel Temer assume o cargo. Dilma recebe um prazo de 20 dias para apresentar nova defesa.

4 - A presidenta não é obrigada a deixar o Palácio do Planalto durante o período que não exerce a presidência. Durante o afastamento, no entanto, ela recebe apenas metade de seu salário (que atualmente é de R$ 30.934,00).

5 - Os senadores dispõem de 180 dias para julgar se Dilma é responsável pelos crimes de responsabilidade apontados no processo. Se eles decidirem usar todo o tempo, o processo termina em outubro deste ano.

6 - A sessão é presidida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal. O impeachment é aprovado se dois terços dos senadores (54 dos 81) votarem a favor. Se Dilma for condenada, perde o mandato e se torna inelegível por oito anos. Se for absolvida, volta automaticamente ao cargo e recebe o valor que deixou de receber enquanto estava afastada.

Fonte: http://portalctb.org.br

"NÓS APENAS COMEÇAMOS!"

Hoje a classe trabalhadora testemunhou um grande golpe à Democracia, mas também vimos o povo se levantar pelo Brasil e afirmar que haverá luta contra esse golpe parlamentar orquestrado pelo gângster Eduardo Cunha.
A unidade, luta e resistência da classe trabalhadora serão fundamentais para as próximas batalhas. Só assim derrotaremos os sabotadores da Democracia e da Constituição Federal.
Seguiremos lutando, nas ruas, nas redes, no Senado e no STF para barrar o retrocesso, manter tudo o que conquistamos e dar um basta na crise, apontando o caminho da retomada do crescimento econômico com geração de emprego e distribuição de renda.
Nós apenas começamos! A luta continua!!

Adilson Araújo - Presidente Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

sábado, 2 de abril de 2016

NÃO É O ORGULHO E O ÓDIO QUE NOS MOVE, É A CONVICÇÃO




É muito bom a gente estar do lado de cá, junto aos que defendem a Democracia e combatem o Golpe.

- Quanta gente inteligentíssima como neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis denunciando no mundo todo a ação golpista no Brasil.


- Quanta dignidade numa artista como Letícia Sabatella que diz a Dilma sou oposição a você mas a favor da Democracia e contra os Golpistas!

- Quanta honra estar na mesma trincheira onde Chico Buarque, Gilberto Gil e tantos outros dizem não ao Golpe!

- Quanta saciedade tenho de ser parte dessa massa de milhões de trabalhadores que lutam a 'pão e mortadela' contra os que tentam vilipendiar nossa democracia!

- Quanta alegria tenho de não esconder de ninguém o que defendo, porque nunca fiz da acadêmia o esconderijo de um covarde em silêncio.

- Quanta satisfação ver meus ex confrades, sempre amigos, sacerdotes ou não mantendo vivo os valores da luta ao lado dos excluídos - a teologia da libertação nos fez ideários, militantes e irmãos.

- Quanta energia se compartilha sendo parte desta multidão de amigos com o mesmo ideal de sempre, combatendo os que patrocinam tragédias e atentam as liberdades.

- Quanta alegria se dar conta que nossa consciência é ferramenta a serviço do presente e aperfeiçoamento do Futuro.

- Quanta esperança temos de gerações livres dessas congestões informativas para saciar consciências enlatadas servido pela grande mídia golpista deste país.

- Quanta convicção nos move em direção a vitória no breve ato que virá.

NÓS VAMOS VENCER, PORQUE OS PRÓPRIOS GOLPISTAS COMEÇAM TER VERGONHA DE SEREM OS ARQUITETOS DO QUE SE FEZ.

Professor Neuri A. Alves - Filósofo, Pesquisador, Assessor de Formação e Educação Popular