Os empregados da Caixa se reuniram com a direção do banco nesta quinta-feira (28) para debater pendências, mas o resultado não foi animador para a categoria. Os bancários reclamaram do desrespeito e do retrocesso da empresa na retomada da mesa de negociação.
A empresa comunicou medidas e decisões que descumprem e rejeitam cláusulas homologadas anteriormente em mesa em relação a pontos como o aumento do quadro de empregados, a agilização do pagamento das promoções por mérito, a utilização de superávits do Saúde Caixa para redução da taxa coparticipação e o retorno do adiantamento para tratamento odontológico.
► Giret
Sobre a reestruturação das Gerências de Filial de Retaguarda de Agência (Girets), o representante do banco afirmou que não tinha certeza se a suspensão dos Processos Seletivos Internos tem relação com uma reestruturação, mas que é temporária.
► Promoção
A promoção por mérito foi questionada e o prazo final para o banco informar os percentuais que ganharam 0, 1 ou 2 deltas, foi antecipado para o dia 4 de fevereiro, quando serão divulgados os dados para o Grupo de Trabalho (GT). Os empregados também solicitaram antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o banco afirmou que tentará antecipar e pagar junto do salário de março.
► Saúde Caixa
Sobre a destinação do superávit do Saúde Caixa, o banco afirma que o conselho diretor não aceitou a redução da coparticipação de 20% para 15%, mas diz querer continuar debatendo o superávit para encontrar outra solução.
► PAA
Os representantes do banco disseram que não há previsão de fazer um novo concurso público, e que não há previsão de reposição dos desligados pelo Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA). Além disso, informou que há previsão de 1.500 desligamentos na reedição do PAA.
► Atendimento odontológico
A Caixa diz não encontrar uma forma de fazer o Adiantamento Assistencial Odontológico sem o Imposto Sobre Operações de Crédito (IOF) por ter característica de empréstimo, e ficou de apresentar em até 30 dias uma nova proposta.
► Fórum de Condições de Trabalho
O banco avalia o Fórum de Condições de Trabalho como positivo, e por isso haverá expansão do projeto. Além disso, haverá um Fórum Nacional de Condições de Trabalho em março para que este seja implementado em outras regiões. Nova rodada está prevista para acontecer no dia 31 de março.
Fonte: Seeb Chapecó com Sindicato da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário